Páginas

"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros". (Dalai Lama)

Refletindo a frase entendemos que a nossa missão neste mundo é de juntos construirmos um mundo melhor, onde todos pensem um pouco mais no outro fazendo assim bem não apenas ao próximo, mas a si consequentimente. E nós que fazemos parte da Ação social estamos neste intuito de dar essa assistência, que tanto as famílias de nossa cidade precisam, dedicando nosso dia ao serviço social.
(Gisleide Martins)

sexta-feira, 30 de março de 2012

A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSEGUE NOVOS PROJETOS SOCIAIS.





Saiu nesta semana o resultado do Edital de Financiamento da Proteção Social Básica – PSB para Projetos Municipais voltados ao Idoso e à Pessoa com Deficiência em 2012, que objetivava incentivar, valorizar e dar visibilidade a projetos que contribuíssem para a implementação da Política Nacional da Assistência Social – PNAS e do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, através do incremento da Proteção Social Básica com ampliação do atendimento à pessoa idosa e a pessoa com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e georeferenciadas pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. A Secretaria de Assistência Social de Altaneira concorreu com vários outros Municípios e foi habilitado. O referido projeto, orçado no valor de R$ 20.000,00 teve com idealizador, o professor Francisco Eugênio de Oliveira, atualmente, lotado na Secretaria de Cultura, mas que também assessora a Secretaria de Assistência Social. Além disso, através de esforços da Secretária Municipal Sílvia Bantim, a Secretaria foi beneficiada pelo Governo Estadual, com o Projeto ESTAÇÃO FAMÍLIA, no valor de R$ 12.850,00, que atenderá a 100 famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CRAS e CADÚNICO, participantes do Programa Bolsa Família - PBF.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Forró de Sanfona para os idosos do Centro de Apoio ao idoso com a banda do Nito.

Banda do Nito


A convite dos próprios idosos do Centro de Apoio ao Idoso de Altaneira, que de costume nas quartas-feiras dançam e se divertem com um forró,  a banda de Forró do Nito, nesta quarta-feira (28/03) realizou apresentação de seu repertorio musical, ofertando aos idosos um momento de entretenimento, no qual os idosos participaram dançando e até mesmo tocando em alguns momentos, divertido-se bastante com o evento por eles sugerido. A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Apoio ao Idoso, vem desenvolvendo um trabalho de respeito à pessoa idosa. No grupo de idosos busca-se trabalhar o idoso respeitando sua individualidade e suas aspirações, assim busca-se, através das sugestões dos idosos, atender seus anseios a fim de obter maiores resultados e interação do grupo.

Mais Fotos:








 

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social oferta capacitação aos conselheiros da região.





A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS vem capacitando os conselheiros da região durante o mês de Março com o objetivo de divulgar a Política de Atenção a Criança e ao adolescente. Como mostra o cronograma das atividades que segue abaixo:  
 
Turma – 40 alunos
Municípios
Módulos
Disciplinas
Datas





Sede:  Juazeiro





Modulo I

Orçamento Criança
 (16hs)
  • 08 e 09 de Março


Planos Nacionais e SINASE
(16hs)
  • 20 e 21 de Março




Modulo II


Gestão da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente
(8hs)
  • 22 de Março


Estrutura e Funcionamento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (SIPIA)
(8hs)
  • 27 de Março

Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes
(16hs)
  • 28 e 29 de Março




Participam da capacitação supracitada representando a Secretaria de Assistência Social, a Secretária Executiva dos Conselhos, Claudia de Almeida e a Presidente do CMDCA, Amanda Cirino, bem como representando o Conselho Tutelar de Altaneira, a então conselheira,  Maria Pereira (Lã). As quais se empenham em obter maiores conhecimentos para assim desenvolverem sem trabalho de forma ampla e apropriada. 


Confira Fotos:
 





 

terça-feira, 20 de março de 2012

ENTREGA DO NOVO FARDAMENTO AO PROJOVEM ADOLESCENTE E AO PETI DA SEDE.

Projovem / foto Gisleide Martins

PETI / Gisleide Martins


Neste dia (20/03) a Secretária de Assistência Social, Silvia Valéria Bantim realizou a entrega do novo fardamento ao Projovem Adolescente e ao PETI da Sede.  Na oportunidade ela resaltou a importância dos grupos estarem participando das atividades e oficinas ofertadas pelos programas. Após a entrega do fardamento a psicóloga, Camila Milfont de Brito ficou junto ao grupo de adolescentes do PROJOVEM para o qual levou o filme “Um Sonho Possível” fazendo uma reflexão sobre o mesmo em relação à motivação e superação. 

Confira fotos:
 
 








 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Camila Milfont de Brito, Psicóloga realiza palestra ao Grupo de Idosos de Altaneira.



Camila Milfont, Psicóloga / foto Gisleide Martins


Na manhã de hoje (14/03) a psicóloga da assistência social, Camila Milfont de Brito veio atender ao convite da coordenação do Centro de Apoio ao Idoso de Altaneira ao realizar uma palestra dirigida ao grupo de idosos, com o tema ENVELHECIMENTO E SEUS CUIDADOS do qual explorou amplamente fazendo reflexões sobre quais os cuidados necessários para um envelhecimento ideal, alertou-os também sobre os abusos mais comuns aos idosos, dos quais comumente, os agressores são os próprios cuidadores. A palestra teve o objetivo informativo, a fim de trazer aos idosos um pouco mais de conhecimento dos seus direitos para que estes não sejam alvos dos diversos abusos comuns aos idosos. Foi dito aos mesmos que não devem calar-se frente a abusos, sejam estes quais forem, devendo ao saberem de algo denunciar ao conselho do Idoso, que é o órgão competente, que se responsabilizar em apurar sua denuncia e assim buscar solucionar: Camila finalizou sua palestra fazendo uma reflexão sobre a vida, como ela pode ser breve quando não aproveitamos todos seus momentos e o quão pode se alongar em questão de vivermos o presente momento.    

Confira fotos:



 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Nutricionista realiza Palestra ao Grupo de Idosos de Altaneira.

Vera Soares, nutricionista e o Grupo de Idosos.

O centro de Apoio ao Idoso de Altaneira dispõe todas as quartas-feiras de atividades de lazer  e informação para o grupo de idosos atendido pelo mesmo e nesta quarta-feira (07/03) a convite da coordenação do idoso a Nutricionista do Município, Vera Soares ministrou uma palestra com o tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL com objetivo de fornecer condições de melhoras na alimentação e saúde do idoso através da conscientização do próprio idoso.

Confira mais fotos: